*Por Mãe Gardênia d´Iansã
São Jorge é um Santo venerado e amado por muitos, cuja devoção desempenha um papel significativo na vida espiritual e na fé das pessoas. Seu exemplo de coragem, sua proteção constante e sua intercessão são fontes de inspiração e conforto para aqueles que o invocam em busca de auxílio e orientação.
Esclarecimento
No dia 23 de abril de 2023, foi realiza a 1ªFeijoada de São Jorge. Faz-se necessário esclarecer que a Feijoada de São Jorge acontece a mais de cinquenta anos, mas sempre foi realizada dentro do terreiro.
Mas, com o objetivo de compartilharmos esse momento cultural, de integração da comunidade pela fé em São Jorge, levamos o evento para a rua onde é um espaço democrático, garantindo com isso, a participação popular.
O Senhor das Estradas
São Jorge ocupa um lugar de destaque na fé das pessoas, tanto no Brasil quanto em muitos outros países onde sua devoção é disseminada. Na Umbanda ele é sincretizado com o Orixá Ogum o senhor das estradas, dono do ferro e do aço.
São Jorge é venerado como um poderoso protetor e guerreiro, conhecido por sua coragem e disposição para enfrentar desafios. Muitas pessoas recorrem a ele em momentos de dificuldade, buscando sua intercessão para superar obstáculos e alcançar vitórias.
A devoção a este santo representa uma fonte de fé e esperança para muitos fiéis. Acredita-se que sua presença e proteção oferecem conforto e segurança em meio às adversidades da vida, fortalecendo a confiança na providência divina.
Considerado, um exemplo de virtudes religiosa, como coragem, perseverança, lealdade e compaixão. Sua vida e seus feitos inspiram as pessoas a cultivarem essas virtudes em suas próprias vidas, buscando viver de acordo com os princípios do Evangelho.
É venerado como padroeiro de diversas causas e grupos, incluindo soldados, cavaleiros, escoteiros, agricultores, entre outros. Sua devoção é difundida em diferentes esferas da sociedade, conectando-se com uma variedade de pessoas em diferentes contextos.
A devoção a São Jorge está enraizada em tradições culturais e religiosas que foram transmitidas ao longo dos séculos. Celebrações, festas, procissões e outras práticas devocionais em honra a São Jorge fazem parte do patrimônio cultural e espiritual de muitas comunidades ao redor do mundo.
*Todas as imagens pertencem ao Acervo do Instituto Mãe Balbina
Commenti