A Secretaria Estadual de Cultura do Ceará, concede a iniciativa cultural “UM LEGADO DE FÉ: MÃE BALBINA E SUAS HERANÇAS AFRO-BRASILEIRAS. A premiação de reconhecimento da atuação na tradição e identidade cultural do povo afro cearense através do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará à MÃE BALBINA DO CABOCLO REI DOS ÍNDIOS.
A escolha foi realizada no ano de 2020, quando Mãe Balbina foi convidada a se inscrever. Na bagagem da matriarca de 85 anos, foram 66 anos de dedicação ao próximo através da Umbanda. Religião que retrata a essência do povo nordestino e brasileiro, que tem na sua formação forte influência dos povos negros africanos e dos indígenas originário do Brasil.
Nesta quinta-feira, dia 03 de novembro, foram entregues os Certificados da Menção Honrosa para todos aqueles que tiveram sua atuação reconhecida. Na ocasião, fez-se presente Mãe Gardênia d´Iansã, filha e herdeira cultural de Mãe Balbina, para receber a honraria. Segundo ela: o Estado do Ceará está fazendo história ao reconhecer os homens e mulheres que escreveram e escrevem nossa história, fica nossa gratidão ao Secretário de Estado da Cultura, senhor Fabiano Piúba.
É orgulho que chama.🙏❤