top of page

O Senhor da Saúde

  • Foto do escritor: Instituto Mãe Balbina
    Instituto Mãe Balbina
  • 15 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura

“...para os que tem um conhecimento mais superficial sobre os cultos Afros, é necessário mais atenção em alguns aspectos. Por exemplo: quando se falar em Omolu, a primeira coisa que temos que ter em foco é nos detalhes mais pequenos. Omolu, quando escrito assim se refere ao Orixá conhecido como Obaluaiê na Umbanda e no Candomblé ou Xapanã no Batuque de Nação, tendo diferença quando se escreve Omúlu, que quando escrito assim se refere à entidade que se apresenta como Exu na linha mais à esquerda...”

O Velho, como é carinhosamente chamado nos terreiro é considerado um Orixá de grande poder e muito reverenciado por isso, ele é o senhor vida e da morte, o guardião do cemitério, aquele que encaminha as almas para o devido lugar. Mas é atribuído a ele também, as questões relacionadas a saúde, quando alguém não tem boa saúde se faz uma obrigação para o Velho Obaluaiê para que essa pessoa tenha seu pronto reestabelecimento. Como é louvado em uma das suas rezas: “...com pipoca e dendê ele curou muita gente...”.

Obaluaiê é o líder principal da linha das almas, os Pretos Velhos trabalham na linda dele, assim como vários Exus de alma seguem o mesmo sentido. Seu ponto de energização é a calunga pequena, quando entramos num cemitério precisamos saber reverenciar o dono daquele espaço, pedindo permissão para depois entrar, aos não iniciados não há uma cobrança maior, no entanto, aos filhos de terreiro é preciso ter atenção porque não se pisa em solo sagrado sem antes pedir permissão ao dono. Atotô ajuberô, sarava meu velho!

 
 
 

Comments


Centro Espírita de Umbanda Jesus Maria José

Somos Umbanda!

Rua carvalho Junior  Nº 669, bairro  São João do Tauape, Fortaleza- CE.

CEP:60.130.466

Contato:

Telefone: (85) 986912784 e

(85) 3272-4612

© 2022 por Luís Antônio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page