Por: Mãe Gardênia d´ Iansã
“...existe a crença que a mediunidade é o mais pleno veículo de comunicação entre o plano físico e espiritual, um contato que busca a evolução, uma das mais importantes bases da Umbanda que perdura até os dias atuais...”
Na Umbanda, existem fundamentos tão importantes quanto ao exemplo, a obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como a fraternidade, a caridade e o respeito ao próximo. Para o Umbandista se ver praticando a caridade é a máxima encontrada em todas as manifestações existentes, porque ele está seguindo a doutrina, uma regra de conduta moral e espiritual, em geral modelada de maneira diferenciada de terreiro para terreiro, conforme seu fundamento de raiz.
Desde seus primórdios, a Umbanda se firmou como uma religião polêmica, desde seus primeiros anos de existência até os dias de hoje. Se tornando uma religião de todos, onde a razão da sua existência nada mais é do que o desenvolvimento e evolução do ser humano para que esse possa viver em harmonia com universo. Mas há de se ter disciplina para absorver os fundamentos, e com isso, se desenvolver da forma certa, mas há também, de se observar a obediência à hierarquia do terreiro.
Ser obediente e seguir a orientação dos Guias e da Mãe/Pai de Santo é, no meu entender, um dos quesitos importantíssimos que levará ao trabalho mediúnico equilibrado.