top of page

Reflexão e Caridade

A Sexta-Feira Santa é um dia significativo para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus. De acordo com a narrativa bíblica, Jesus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos. Essa passagem nos leva a refletir!

FOTO: Lançamento do filme Narradores de Fé, março de 2017 - Acervo Instituto Mãe Balbina

“Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo. Não se pode ter, neste caso, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo[1]. (KARDEC, 2007, p. 146)

FOTO: publicação Páscoa de 2016

Assim como para os espíritas, essa data demonstra um momento de reflexão sobre o significado de Jesus Cristo na cruz. Eles enxergam esse ato como um exemplo de amor incondicional e de entrega ao próximo e uma demonstração da grandeza moral e espiritual. A caridade é uma entrega pelo próximo!

FOTO: 5º Festa de Iemanjá, 15/08/2017 - Acervo Instituto Mãe Balbina

Mesmo sendo uma data Cristã que lembra o sofrimento de Cristo. Para a Umbanda e o Candomblé, este dia é consagrado a Oxalá, que no sincretismo é Jesus Cristo. Nos cultos de origem Banto, nesta data é feito o ritual da "Kura", fechamento de corpo para doenças e maldades. Acolher os doentes é fazer caridade!

[1] KARDEC, Alan. O Evangélico Segundo o Espiritismo. Tradução J. Herculano Pires, 64ª edição. São Paulo, LAKE 2007.

 

Comments


Centro Espírita de Umbanda Jesus Maria José

Somos Umbanda!

Rua carvalho Junior  Nº 669, bairro  São João do Tauape, Fortaleza- CE.

CEP:60.130.466

Contato:

Telefone: (85) 986912784 e

(85) 3272-4612

© 2022 por Luís Antônio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page