top of page

A Majestade do Domingo

Honrados e bem-aventurados aqueles que sabem entender a majestade do domingo, é nela que inicia o equilíbrio entre o físico e o espiritual. É precisa saber a hora de agir e a hora de refletir.

Na Umbanda, o domingo tem um significado especial e simbólico, tanto em termos espirituais quanto em práticas religiosas. Embora a Umbanda não tenha um dia sagrado fixo como em outras tradições religiosas, o domingo é visto como um dia de conexão espiritual, celebração das forças da natureza e fortalecimento da fé. Descansar o corpo para organizar a mente é de fundamental importância.

 

Em muitas casas de Umbanda, o domingo é o dia escolhido para realizar giras e atendimentos espirituais. Essas giras são para realizar atendimentos, orientações, passes energéticos e trabalhos de cura espiritual. A escolha do domingo está associada ao fato de ser um dia em que a maioria das pessoas não trabalha, facilitando a participação dos membros e frequentadores.

 

Introspecção

A energia do domingo faz com que ele seja um dia de renovação espiritual e de reconexão com os guias e orixás. Os praticantes da Umbanda, na sua maioria, utilizam esse dia para fazer orações, oferendas e firmar velas, pedindo proteção, paz e saúde para a semana que se inicia. Também é um momento de agradecer as bênçãos recebidas e pedir orientação espiritual, podemos dizer que neste dia se faz um balanço do que foi e do que vem.

 

Recarregar Energias

Considerado por muitos como o último dia da semana, o domingo e tradicionalmente um dia de descanso, o que simboliza a necessidade de recarregar as energias espirituais. Na Umbanda, isso é importante para equilibrar as forças e se preparar para a nova jornada, que pode trazer desafios físicos e espirituais. Muitos praticantes buscam a paz interior e a conexão com suas entidades de luz nesse dia.

 

Fortalecer a Comunidade

Por ser um dia em que os terreiros de Umbanda costumam reunir seus adeptos e frequentadores, o domingo também é um momento de fortalecer a comunidade religiosa, compartilhar experiências espirituais e praticar a caridade. Ajudar o próximo é um dos pilares da Umbanda, e as giras realizadas aos domingos muitas vezes têm esse propósito.

Em suma, o domingo na Umbanda é um dia de profunda conexão espiritual, celebração dos guias e orixás, é um momento de praticar a fé e a caridade. Dia que oferece oportunidades para que os adeptos renovem suas energias e se aproximem das entidades de luz, preparando-se para uma semana de harmonia e equilíbrio. Bem-aventurados os que respeitam esse dia.


*As imagens pertencem ao Acervo do INSTITUTO MÃE BALBINA.

Comments


bottom of page