top of page

A Natureza e o Sagrado


A Umbanda tem uma relação com a Natureza profunda e intrínseca, refletindo os princípios espirituais e filosóficos da religião. Na Umbanda, a natureza é vista como sagrada e como uma manifestação viva da divindade, merecendo respeito, reverência e cuidado por parte dos praticantes. Umbandista não suja a Natureza! No mês de junho de 2023, mais uma vez, cumprimos o nosso fundamento de louvar a Natureza junto dela, foi mais um momento de unificação com o Universo.

*Por Mãe Gardênia d´Iansã



A Natureza é o nosso Santuário


No conceito da Umbanda, os Orixás e os Espíritos são venerados como manifestações das forças da natureza e como arquétipos divinos que representam aspectos fundamentais da existência humana, cósmica no Universo. Cada Orixá está associado a elementos da natureza, como água, terra, fogo, ar, vegetação, entre outros, e seu culto inclui rituais que celebram e honram esses elementos.


Seus praticantes são ensinados a respeitar e proteger a Terra e todos os seres vivos que nela habitam. A Natureza é vista como um presente divino que deve ser preservado e cuidado, e os rituais umbandistas muitas vezes incluem oferendas à natureza como forma de demonstrar gratidão e reverência. A maior oferenda à Mãe Natureza é preserva-la com amor, respeito e dedicação.


Existe uma conexão com os elementos Naturais, o umbandista muitas vezes realizam rituais ao ar livre, em locais próximos à natureza, como florestas, praias, cachoeiras e montanhas. Esses espaços naturais são considerados sagrados e propícios para a conexão espiritual e a comunicação com as entidades espirituais. Um dos maior campos energético para a prática dos rituais de Umbanda é junto à Natureza.


A “farmácia” do planeta! A Umbanda valoriza os poderes de cura presentes na natureza, utilizando plantas medicinais, ervas, cristais e outros elementos naturais em práticas rituais e terapêuticas. Acredita-se que esses recursos naturais possuem energias e propriedades curativas que podem auxiliar no equilíbrio físico, emocional e espiritual das pessoas. O que é a felicidade, se não o encontro do homem com o seu equilíbrio!


Não vivemos sozinhos no Universo, por isso, na prática da Umbanda, se promove uma ecologia espiritual que reconhece a interconexão entre todos os seres vivos e a importância de viver em harmonia com a Natureza. Os valores de respeito, responsabilidade e cuidado com o meio ambiente são fundamentais na prática umbandista.


Então, aprenda que a Umbanda valoriza e celebra a natureza como uma expressão da divindade e como fonte de inspiração espiritual e curativa. Essa relação com a natureza é marcada pelo respeito, pela reverência e pelo reconhecimento da sacralidade de todas as formas de vida e dos elementos naturais que compõem o universo. Por isso, que dizemos que a Natureza é o nosso Santuário!


Todas as imagens pertencem ao Acervo do Instituto Social Mãe Balbina.






































 

Commenti


Centro Espírita de Umbanda Jesus Maria José

Somos Umbanda!

Rua carvalho Junior  Nº 669, bairro  São João do Tauape, Fortaleza- CE.

CEP:60.130.466

Contato:

Telefone: (85) 986912784 e

(85) 3272-4612

© 2022 por Luís Antônio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page