Por: Mãe Gardênia d´Iansã
“...é muito comum no terreiro de Umbanda nos depararmos com um caboclo, nele vemos a altives e atitudes positivas, o caboclo vai mostrando que o ser humano precisa ter postura tendo compromisso e sendo comprometido...”
O terreiro deseja ter uma corrente fiel, harmônica e cúmplice. E de fato para que isso aconteça, devem ser valorizados os ensinamentos através de sua doutrina, além de incentivadas virtudes como compromisso e comprometimento. As pessoas quando entram num terreiro precisam sair de lá com um aprendizado, os caboclos mostram isso, mas as vezes as pessoas não tem essa compreensão.
Compromisso e comprometimento NÃO é a mesma coisa!
Não é a mesma coisa, mas é verdade que ambos nos levam a tomar uma posição, e a cima de tudo, assumir o que somos e termos a responsabilidade para continuar sendo o que somos.
*Compromisso significa assumir deveres, respeito, horário, atividades e regras. Assim ao assumir o compromisso de ingressar em um terreiro, concordamos em assumir integralmente suas normas e regras.
*Comprometimento é a identificação e motivação, é um laço moral com um trabalho, uma causa ou um ideal. Estar comprometidos com o terreiro nos levará a despender esforços imensos em prol dele, sem maiores queixas, pois haverá sempre fortes motivos para fazê-lo.
Quando as pessoas tem essa percepção, sendo comprometidos terão muito mais facilidade em assumir e honrar seus compromissos perante a sua própria vida. Essa é uma lição que se aprende quando frequentamos um terreiro de Umbanda e prestamos atenção na mensagem que os caboclos nos traz.
Amei o texto. Estou totalmente comprometida com esse compromisso maravilhoso que é ser filha de fé dessa casa de axé.🙏❤