top of page

Senhora da Criação

  • Foto do escritor: Instituto Mãe Balbina
    Instituto Mãe Balbina
  • 31 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

“...também é a protetora dos doentes, desabrigados, deficientes e idosos. Senhora de muitos búzios, ela sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza...”

Por: Mãe Gardênia d´Iansã


ree
Nanã Buruquê é a senhora da criação e a mãe da morte

Considerada à anciã, Nanã Buruque está presente desde a criação da humanidade. Ela é a “Mãe Terra Primordial”, dos grãos e dos mortos. É a memória do povo, pois vivenciou toda a magia da concepção do Universo. No Brasil ele é cultuada nas religiões de matriz africanas, Nanã Buruque é a Senhora da Criação. Também é chamada de mãe, avó e “Senhora da Morte”, pois é responsável pelos portais de entrada e saída das almas.


ree
Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada

Para a Nação Jeje, povo africano que habita o Togo, Gana, Benim e regiões vizinhas, Nanã é muitas vezes considerada a divindade suprema, e talvez por isso, seja frequentemente descrita como orixá masculino. A grande matriarca de muita sabedoria. Representa a velhice, a experiência da vida e os aprendizados mais profundos. De temperamento brando, acolhe e orienta seus filhos. Muitas vezes, é temida, intransigente e austera. Mas respeitada como a mais velha das Yabás.


ree
O ponto de força de Nanã é as águas parada e os pântanos

Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte. Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior. Por isso, quando envelhecemos, ao decorrer dos anos, começamos a perder a memória.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MÃE GARDÊNIA d´IANSÃ

Secretaria da Cultura de Fortaleza – SECULT/FOR EDITAL DE PREMIAÇÃO DOS POVOS E CUMUNIDADES TRADICIONAIS        Dossiê – Povos e Comunidades Tradicionais         Mãe Gardênia d’Iansã Agente Cultural –

 
 
 

1 comentário


Ana Cláudia Marques
Ana Cláudia Marques
02 de nov. de 2021

Nas águas de Nanã vou me banhar, vou me benzer. Eu peço pelos filhos de Umbanda, minha Mãe. Salubá!💜

Curtir

Centro Espírita de Umbanda Jesus Maria José

Somos Umbanda!

Rua carvalho Junior  Nº 669, bairro  São João do Tauape, Fortaleza- CE.

CEP:60.130.466

Contato:

Telefone: (85) 986912784 e

(85) 3272-4612

© 2022 por Luís Antônio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page